Bandeira vermelha ou laranja?

Governador só anunciará decisão sobre pedido de prefeitos nesta terça

18.306

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 16 de junho de 2020, às 8h56min

Depois de três horas de reunião, o gabinete de crise do governo do Estado encerrou os debates e ainda não chegou a uma decisão sobre a reversão ou não da bandeira vermelha para quatro regiões do Estado. O encontro terminou depois das 23h desta segunda-feira e, segundo a assessoria do Palácio Piratini, a discussão será retomada nesta terça porque o governador Eduardo Leite (PSDB) ainda não decidiu se acatará ou não os pedidos dos prefeitos para que a bandeira do distanciamento controlado volte para laranja nas regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul.

Na bandeira amarela, Caçapava do Sul tem novo horário de funcionamento do comércio

Essas quatro regiões passaram para bandeira vermelha no sábado e deveriam fechar o comércio não essencial a partir desta segunda. Mas nem todos os prefeitos concordaram.

Em São Gabriel, a segunda-feira foi com lojas abertas e funcionamento seguindo as medidas da bandeira laranja, menos restritivas. Segundo o prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves (PL), disse que o governador não dialogou com os municípios e que impôs a nova medida sem esclarecer a mudança de metodologia. A situação foi semelhante em Rosário do Sul. Ainda no domingo, a prefeitura do município anunciou que o comércio funcionaria conforme a bandeira laranja.

Boletim da prefeitura registra 83 novos casos de coronavírus em 48h

O governador ouviu, durante a segunda-feira, os prefeitos das regiões de bandeira vermelha. Segundo os prefeitos da Associação de Municípios da Região Central (AM Centro),sete novos leitos de UTI disponíveis no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA) não haviam sido contabilizados pelo Estado até sábado. Os novos dados seriam a alternativa para a regressão da bandeira.

UTI do Husm chegou a 95% de ocupação

A bandeira vermelha também não agrada entidades ligadas ao comércio de Santa Maria. Em reunião com lideranças de empresariais da cidade, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) garantiu que a situação foi exposta ao governador e resta aguardar a decisão estadual. Leite já antecipou que a cor de bandeiras só será alterada se houver erro nos dados. Em Santa Maria, mesmo com lojas fechadas, centro de Santa Maria continuou movimentado.

O Ministério Público Estadual afirmou priorizar o diálogo com prefeituras que descumprirem medidas. Entretanto, após reunião, foi dado o prazo de 48h para que os municípios se adequem às restrições da bandeira.

O sistema de distanciamento controlado que classifica as regiões do Estado conforme as chances de contágio foi apresentado ainda em abril. A análise se dá a partir da avaliação de novos casos de coronavírus a cada semana, número de leitos de UTI disponíveis e o grau de risco de exposição de cada setor econômico, além do impacto na economia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois grupos se candidatam para assumir reforma e gestão da Gare Anterior

Dois grupos se candidatam para assumir reforma e gestão da Gare

Bandeira vermelha na região: só ônus, mas sem bônus do governo Próximo

Bandeira vermelha na região: só ônus, mas sem bônus do governo

Deni Zolin